PVC
Um material sustentável
O PVC é um dos polímeros termoplásticos mais utilizado no mundo no fabrico de materiais e de produtos essenciais ao desenvolvimento humano:
Tubagens para líquidos, painéis e perfis de portadas e janelas, proteção de cabos elétricos, telas de impermeabilização e isolamento, fabrico de couro sintético, papéis de parede, embalagens blister, para a indústria alimentar e farmacêutica, sacos flexíveis para armazenagem de sangue e outros produtos hospitalares, bóias de pesca, brinquedos, alcatifa vinílica, componentes para a indústria automóvel, entre muitos outros.
As principais aplicações destinam-se ao setor da construção que absorve mais de 65% da procura mundial.
Factos sobre o PVC
1. O PVC, sendo um dos plásticos mais usados, pode ser considerado de “baixo carbono”, pois 57% da sua massa é cloro proveniente do sal comum. No seu processo de fabrico consome menos energia primária do que a maioria dos restantes plásticos.
2. Devido ao seu baixo peso, durabilidade, estabilidade e propriedades físicas, a sua utilização permite reduções significativas no consumo de energia.
3. As canalizações e tubagens em PVC, por exemplo, são extremamente duráveis, tendo um excelente desempenho ao longo do tempo, com perdas mínimas, utilizando cerca de 49% menos energia do que as canalizações em materiais tradicionais. Também, nas aplicações em janelas (com Certificado Energético A) e telhados ou telas impermeabilizantes, está demonstrado o menor custo de aplicação e manutenção, bem como um maior isolamento térmico e acústico e, assim, maiores níveis de conforto dentro das habitações.
4. O PVC é usado de forma segura em várias aplicações médicas e embalagens de alimentos.
5. Do seu desempenho como material e da sua reciclabilidade, em constante evolução e melhoria, resulta uma análise de ciclo de vida muito positiva, plenamente integrado no quadro da economia circular e na construção de um futuro sustentável.