56º Aniversário da PREVINIL

09jan2025

Fundada em 1969 com o objetivo de produzir e comercializar compostos de PVC para embalagens, a PREVINIL está hoje de parabéns pelo seu 56º Aniversário.


A PREVINIL - Empresa Preparadora de Compostos Vinílicos, S.A., com sede em Alverca, faz parte do Grupo CIRES. A qualidade dos produtos e serviços prestados aos clientes são uma imagem de marca e uma preocupação constante!


Parabéns a todos os colaboradores da PREVINIL! Saiba mais aqui

CIRES oferece equipamento de proteção individual aos Bombeiros Voluntários da Murtosa

18dez2024


No âmbito do protocolo entre a CIRES e os B. V. da Murtosa, de prestação de serviço e interajuda nas áreas de assistência técnica, formação e treino nas vertentes de combate a incêndio e a acidentes envolvendo matérias perigosas, nomeadamente nas instalações da CIRES, foram entregues a este corpo de bombeiros, diversos equipamentos de proteção individual.


64º Aniversário da CIRES

23nov2024


Ao serviço da indústria química, a CIRES comemorou o 64º Aniversário, no dia 23 de novembro de 2024, com um almoço realizado em Estarreja numa unidade hoteleira.


Com uma sala completamente preenchida, foi um momento para comemorar a efeméride e reunir todos os colaboradores da empresa, onde alguns dos seus membros, foram homenageados pelos seus 15, 25 e 35 anos de serviço.


Contou ainda com a presença do Prof. Bayão Horta. que num curto discurso, realçou o prestígio da companhia e dos seus recursos humanos, algo que na perspetiva dele, são a peça fundamental para o seu sucesso.

CIRES despede-se do Sr. Professor Ricardo Bayão Horta

28jun2024

Num evento que reuniu colaboradores da empresa, assinalou-se a saída do Sr. Professor Bayão Horta após 36 anos de liderança na Administração da CIRES. Também Teresa Empis e Jorge Martins foram homenageados, elementos que de modo muito próximo acompanharam o Professor durante uma boa parte deste percurso e que agora também passaram a outra etapa de suas vidas.


Para o Engº. Pedro Gonçalves, diretor-geral da empresa, no seu discurso de despedida, "36 anos é mais de metade da história da CIRES, mas a importância, a presença do Professor Bayão Horta na empresa, foi muito mais do que sugere o mero rácio aritmético. Muito à frente do seu tempo, o Prof. Bayão Horta tinha um forte sentido de Responsabilidade Social, promovendo a ética, a transparência e a solidariedade dentro da organização e nas relações com todas as partes interessadas, sejam da envolvente local, sejam nas suas relações comerciais e institucionais. Este é, porventura, maior legado que o Prof. BH nos deixa. É isto que permitirá à CIRES continuar a adaptar- se, a reinventar-se, para responder aos muitos desafios do seu futuro.”

PROTEÇÃO CIVIL E INDÚSTRIA QUÍMICA

25mai2024

Os Bombeiros Voluntários de Estarreja, realizaram no passado fim de semana, o Seminário de "Proteção Civil e Indústria Química", culminando num evento de grande qualidade técnica e importância para a região.

A CIRES representada pelo Engº Pedro Gonçalves, teve a oportunidade para falar sobre temas essenciais como sustentabilidade e segurança em todas as áreas de ação da empresa, além de destacar a importância de formações especializadas, alinhadas com as necessidades reais dos clientes. (fotos BVE)


PACOPAR Podcast

06jan2024

O Podcast PACOPAR - Um programa de pessoas para pessoas - é uma iniciativa do Grupo de Comunicação do PACOPAR, na Rádio Voz da Ria (90.2FM).

Luís Alves, nosso colega da CIRES, foi convidado desta emissão e, com ele, trazemos à mesa o tema "
Um Mar de Plástico":

Recordamos que este programa vai para o ar todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, às 19:30, com reposição ao domingo, às 13:30.

A qualquer momento, poderão ouvir este e todos os anteriores programas, através dos nossos canais no 
Spotify ou Google Podcasts.


Caso não tenham ouvido as edições anteriores, não percam aqui:

A CIRES recebe o Esquema Europeu de Certificação OCS

24jan2024

  • O certificado AENOR garante o compromisso ambiental da CIRES, LDA. com a conservação dos nossos mares.
  • Trata-se do primeiro certificado europeu de OCS atribuído pela AENOR na Península Ibérica


Madrid, 24 de janeiro de 2024 - A CIRES deu um novo passo em frente no seu compromisso para com o ambiente e a conservação dos mares, ao obter o primeiro certificado emitido pela AENOR em conformidade com o programa "OCS Europe". Assim, a empresa portuguesa, que já demonstrou o seu compromisso em tornar a indústria do plástico cada vez mais sustentável em 2021 ao obter o certificado baseado no esquema próprio da AENOR para o OCS®, evolui e continua com a sua estratégia ambiental adaptando-se ao ambiente europeu com o novo reconhecimento da AENOR que incorpora requisitos específicos.


A CIRES, LDA. tem mais de seis décadas de experiência na indústria transformadora de plásticos, tendo desde logo assumido o seu papel de alavanca na produção de produtos em PVC, contribuindo para a consolidação e desenvolvimento da atividade da empresa e do sector. Dentro desta linha, e pretendendo ser uma referência dentro do sector, a CIRES optou por seguir o esquema de certificação "OCS Europe", visto tratar-se de uma iniciativa mundial voluntária da indústria dos plásticos que visa prevenir a emissão para o ambiente de partículas de plástico (pellets, flocos, poeiras), que pode ocorrer de forma não intencional em qualquer fase da cadeia de valor dos plásticos: produção, manuseamento, transporte, transformação e reciclagem.

O sistema de certificação da AENOR confere conformidade ao grau de cumprimento dos cinco critérios principais da iniciativa OCSfazer das perdas nulas de pellets uma prioridade, avaliar a situação e as necessidades da empresa, introduzir as melhorias necessárias nas instalações e no equipamento, sensibilizar os trabalhadores e criar um sentido de responsabilidade e acompanhar, através da definição de indicadores mensuráveis, a melhoria na sequência da aplicação das medidas postas em prática.


O certificado foi recebido por Pedro Gonçalves, Diretor Geral da Cires, LDA, por Lina Sá Pinto, Diretora da AENOR Portugal, e Ricardo Pascual, Diretor de Desenvolvimento de Negócios de Certificação de Produtos da AENOR.


Pedro Gonçalves manifestou a sua satisfação pelo facto de a CIRES "ter conseguido esta importante certificação, que é um marco muito importante para tornar a sua atividade mais sustentável, contribuindo positivamente para a preservação do ambiente terrestre e marinho. A CIRES orgulha-se também de ser a primeira empresa da Península Ibérica a receber o certificado "OCS Europe" emitido pela AENOR, o que demonstra mais uma vez o pioneirismo que sempre caracterizou o seu percurso desde a sua fundação".


Por seu lado, Lina Sá Pinto sublinhou que "é fundamental que empresas históricas como a CIRES, LDA. mostrem ao resto da cadeia de valor o seu empenho, através do "OCS Europe", na proteção do ambiente. Desta forma, transmitem confiança a todos os seus stakeholders e dão o exemplo a todos os seus fornecedores, clientes e concorrentes".


Duas outras empresas do grupo japonês SHIN-ETSU, ao qual pertence a CIRES, a PREVINIL e a CYGSA, com fábricas em Portugal e Espanha, respetivamente, dispõem igualmente do certificado AENOR OCS e adaptarão em breve os seus sistemas ao "modelo europeu".


A experiência da AENOR com organizações comprometidas com a redução das descargas de pellets e microplásticos no meio ambiente avança agora com o novo esquema europeu, ao qual se juntam progressivamente as empresas que já confiavam nesta certificação para demonstrar o seu compromisso ambiental com o esquema OCS® original e que conta agora com o apoio europeu graças à autorização obtida pela AENOR para a certificação do esquema voluntário "OCS Europe", promovido pela associação de fabricantes de plásticos da Europa (Plastics Europe) e pela associação de transformadores europeus de plásticos (EuPC). 


55º Aniversário da PREVINIL

09jan2024

A PREVINIL - Empresa Preparadora de Compostos Vinílicos, S.A., com sede em Alverca, foi fundada em 1969 com o objetivo de produzir e comercializar compostos de PVC para embalagens.


Empresa que faz parte do Grupo CIRES, completa 55 anos de intensa atividade no mercado industrial. A qualidade dos produtos e serviços prestados aos clientes é uma preocupação constante e objetivos a atingir.


Parabéns a todos os colaboradores da PREVINIL!. Saiba mais aqui

Nova geração LiteVin VICIR®

05jan2024

A CIRES, Lda. procura ativamente contribuir para um mundo melhor, investindo no desenvolvimento e melhoria da tecnologia para reduzir o impacto ambiental do processo de fabrico e dos seus produtos.


Como parte desse trabalho, o lançamento da nova marca LiteVin VICIR®, a nova geração sustentável de homopolímeros de policloreto de vinilo de suspensão (S-PVC) e emulsão (E-PVC), representa uma contribuição significativa para a descarbonização e um passo notável em direção à circular economia. Saiba mais aqui

A CIRES na campanha #PlásticosEnPositivo

04jan2024

A CIRES, juntamente com outras empresas do setor, participa no lançamento da campanha #PlásticosEnPositivo promovida pela Plastics Europe España , que destaca o progresso da indústria rumo à Economia Circular e à Neutralidade Climática.


Assista aqui ao vídeo promocional da campanha, com a participação de um colaborador da CIRES.

63º Aniversário da CIRES

23nov2023


Ao serviço da indústria química, a CIRES comemorou o 63º Aniversário, no dia 23 de novembro de 2023, com um almoço realizado em Estarreja numa unidade hoteleira.


Momento para comemorar a efeméride e reunir todos os colaboradores da empresa, onde alguns dos seus membros, foram homenageados pelos seus 25 anos de serviço.

Visita de estudantes de engenharia química da Universidade de Coimbra

9nov2023

No passado dia 18 de Outubro, a CIRES recebeu a visita de estudantes do 3º ano da licenciatura em Engenharia Química da Universidade de Coimbra, acompanhados pelos Professores Ana Fonseca e Carlos Abreu. 


No auditório da CIRES, alunos e professores assistiram primeiramente a uma apresentação da empresa e da sua atividade e em seguida fizeram uma breve visita à instalação fabril, onde passaram pelos diversos setores da fábrica e tiveram contacto com os principais equipamentos utilizados no processo de fabrico do PVC. Por fim, visitaram ainda o Laboratório da CIRES, onde lhes foi dada uma explicação acerca dos principais ensaios laboratoriais efectuados para a caracterização do PVC. 


A CIRES agradece a visita e espera que este momento de contacto com a realidade da indústria química tenha sido importante para o enriquecimento da formação dos futuros Engenheiros Químicos.

A CIRES instala Estações de Carregamento de Veículos Elétricos 

31out2023

A CIRES adquiriu e instalou recentemente 3 estações de carregamento para veículos elétricos, da linha WEMOB Wall da WEG. Estes equipamentos são dotados com cabos de 5 metros, conetividade online e possuem um design moderno e robusto. 


Com esta aquisição, a CIRES espera não apenas reduzir o consumo de combustíveis fósseis e a pegada de carbono das suas viaturas de serviço, como também promover uma cultura de sustentabilidade entre os seus colaboradores. 

Exercício de simulacro anual no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro

25out2023

Realizou-se no dia 25 de outubro de 2023 um exercício de acidente simulado no âmbito do Plano de Emergência Interno do Porto de Aveiro - APA.


O simulacro teve como cenário a ocorrência de um foco de incêndio durante a operação de descarga de VCM no braço articulado de ligação da ponte cais ao navio operada pela CIRES, no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro (TGL).


O principal objetivo do simulacro foi testar a operacionalidade dos meios existentes e toda a logística envolvida para o cenário simulado, bem como a capacidade dos vários intervenientes na condução do processo de evacuação das pessoas afetas às várias empresas instaladas no Terminal de Granéis Líquidos, Terminal de Granéis Sólidos (TGS) e Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI).


A partir do Centro de Coordenação de Operações (CCO), localizado na sede da APA S.A., foi realizada a gestão do acidente simulado através dos canais de comunicação estabelecidos com as várias equipas de intervenção no local, nomeadamente com a equipa de brigadistas da CIRES e BONDALTI as corporações de Bombeiros de Voluntários de Ílhavo e Aveiro, a empresa de Rebocadores Tinita, GNR, Autoridade Marítima, Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Ílhavo, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil - Comando Sub-Regional da Região de Aveiro, responsáveis de Segurança das empresas instaladas no TGL, TGS e ZALI, bem como as equipas dos núcleos de intervenção da APA, S.A.


Foram testados com sucesso todos os equipamentos de combate a incêndio, nomeadamente a rede de incêndios da CIRES, da BONDALTI e da APA, das três corporações de bombeiros, bem como a projeção de água dos dois rebocadores da empresa Tinita, que participaram no simulacro.

Ação de formação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis no campo de treinos da CIRES

21out2023

A 21 de Outubro teve lugar no Campo de Treinos da CIRES uma ação de formação organizada pelos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, que contou com a presença de 25 elementos desta Corporação.


Esta atividade decorreu no âmbito do Protocolo de Cooperação estabelecido entre a CIRES e diversas corporações de bombeiros da região, o qual prevê a cedência do Campo de Treinos da empresa para ações de formação externas.


Com esta colaboração, a CIRES contribui para melhorar a formação técnica dos bombeiros, que assim têm a oportunidade de efetuar treinos em condições mais próximas de situações reais.

A CIRES na ChemPor 2023

25set2023

A CIRES esteve presente na 14ª Conferência Internacional de Engenharia Química e Biológica – ChemPor 2023 – que decorreu em Bragança de 12 a 15 de Setembro e contou com mais de 300 participantes vindos de vários países.  Desde a sua primeira edição em 1975, este evento tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento e de tecnologia entre as comunidades académica e industrial, no âmbito da engenharia química e biológica.


A ChemPor 2023 foi organizada pelo Instituto Politécnico de Bragança em conjunto com a Ordem dos Engenheiros, onde os especialistas de vários países abordaram os atuais desafios da engenharia e da tecnologia, com destaque para temas como a química verde, o ensino da engenharia e o desenvolvimento sustentável, entre outros.


A CIRES foi um dos patrocinadores “Ouro” desta 14ª edição da ChemPor e fez-se representar ao longo do evento por elementos da Direção de Desenvolvimento e Sustentabilidade e da Direção Comercial. A Engª Liliana Lameiras, aluna de Doutoramento ao abrigo do Programa Doutoral EngIQ, apresentou um poster intitulado “Development of new PVC based products through emulsion process” e o Doutor Arnaldo Tomás, Diretor de Desenvolvimento e Sustentabilidade, fez uma apresentação oral subordinada ao tema “PVC – A sustainable material”.

Formação e Treino

17mar2023

No âmbito do Plano de Formação da CIRES, decorreu nos passados dias 14, 16 e 17 de março, mais uma ação de formação e treino nas vertentes de atuação em caso de emergência para Brigadistas, Socorristas e Diretores de Emergência, cujo conteúdo programático consistiu das seguintes atividades:


  • Utilização de ARICA - Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto;
  • Utilização de fatos químicos;
  • Combate a incêndios com recurso a extintores portáteis, linhas de água e espumífero;
  • Entrada em espaços confinados;
  • Monitorização de atmosferas potencialmente perigosas;
  • Combate a derrame de substâncias perigosas;
  • Tamponamento de fugas.


Foram convidados para esta formação os Bombeiros Voluntários de Estarreja, que marcaram presença com cinco elementos.


A CIRES promove anualmente cinco ações formativas e convida as Corporações de Bombeiros afetas às diversas unidades da empresa (fábrica, instalações portuárias de receção - IPR e pipeline) a participarem ativamente em módulos formativos, alternando entre elas.


Fazem parte deste núcleo as Corporações dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, Ílhavo, Murtosa e Oliveira de Azeméis.