Política de Gestão
No âmbito das atividades de desenvolvimento, produção e comercialização de PVC (Policloreto de Vinilo) realizadas na área industrial da CIRES em Estarreja e das atividades de logística de VCM realizadas na Instalação Portuária de Receção (IPR) no Porto de Aveiro, o Conselho de Gerência da CIRES, tendo por base a missão e o contexto da organização, assim como a natureza específica dos seus riscos e oportunidades, compromete-se a:
- Cumprir todas as obrigações de conformidade aplicáveis e corresponder às expectativas das partes interessadas em matérias da qualidade, de segurança e saúde no trabalho, de ambiente, de prevenção de acidentes graves, de criação de valor e responsabilidade social, eficiência energética, uso e consumo de energia.
- Alcançar os objetivos e metas a qualidade, ambiente, energia, segurança e saúde no trabalho e prevenção de acidentes graves.
- Melhorar continuamente o seu sistema de gestão, em particular a eficácia e a eficiência dos seus processos, proporcionando os meios e promovendo os modos de atuação necessários para:
- Controlar os perigos de acidente grave derivados da atividade industrial, incluindo o planeamento e gestão das emergências e das modificações nas instalações, bem como a informação à comunidade envolvente.
- Proporcionar as condições de trabalho seguras e saudáveis e simultaneamente assegurar a reabilitação, a vigilância e a promoção da saúde dos colaboradores, com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho, doenças profissionais e o bem-estar.
- Assegurar a comunicação, a consulta e a participação dos colaboradores da empresa nas matérias relevantes relacionadas com a segurança e saúde no trabalho, bem como com os riscos e aspetos ambientais associados ao negócio e à atividade da empresa.
- Fomentar a consciencialização e competência dos colaboradores para a aplicação das melhores práticas, por forma a operar e manter as instalações em condição segura e garantir a proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição, e a eficiência energética.
- Estimular a inovação no seio da organização, quer a nível do produto ou serviço, quer em termos organizacionais ou tecnológicos, continuando a perseguir a eficiente utilização de recursos, nomeadamente os energéticos, promovendo simultaneamente a descarbonização dos processos tendo como grande força motriz a mitigação das alterações climáticas.
- Desenvolver os princípios fundamentais de sustentabilidade em consonância com a política de ESG (Environment, Social and Governance) da Shin-Etsu e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, bem como o estabelecido na Carta de Princípios da BCSD Portugal (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), da qual é membro signatário.
- Contribuir ativamente para o desenvolvimento da bioeconomia e circularidade, disponibilizando produtos sustentáveis e garantindo que os mesmos cumprem os requisitos de sustentabilidade definidos para a cadeia de valor, conforme estabelecido na norma ISCC PLUS.
- Promover a consecução dos objetivos consignados no Programa VinylPlus® 2030, o Compromisso Voluntário da Indústria Europeia do PVC para a presente década.
- Assumir ativamente os compromissos estabelecidos no Programa OCS (Operation Clean Sweep®) cuja missão é controlar e reduzir as perdas de materiais plásticos para o ambiente em geral e para o meio marinho em particular.
- Manter uma forte ligação à comunidade, desenvolvendo uma constante atitude proativa de transparência e colaboração, em especial através do painel comunitário PACOPAR.