Governação
MISSÃO
- Assegurar a continuidade do negócio e o desenvolvimento harmonioso da respetiva fileira industrial no respeito dos princípios da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável, satisfazendo as expectativas das partes interessadas, nomeadamente Shin-Etsu, clientes, colaboradores e comunidade local.
VISÃO
- Ser líder na produção e comercialização de resinas de PVC no Mercado Ibérico, desenvolvendo e consolidando quotas de mercado noutros países, como parte integrante do pilar europeu da estratégia de desenvolvimento da Shin-Etsu. Dentro do contexto da Shin-Etsu, a CIRES abrange as diferentes vertentes ESG (Environmental, Social and Governance) nos seus objetivos estratégicas de curto, médio e longo prazo.
VALORES
- Profissionalismo: atuar sistematicamente com seriedade e rigor.
- Credibilidade: adotar padrões ambientais, de segurança, de qualidade e de responsabilidade social.
-
Ética: assumir uma conduta de lealdade, integridade e honestidade, e de transparência dos processos e da organização. Estes valores estão expressos no Código de Ética do Grupo CIRES.
Sistema de Gestão Integrado
A empresa promoveu o reconhecimento externo dos seus processos de gestão por entidades independentes acreditadas em conformidade com normas internacionais.
Detém a Certificação de Qualidade pela ISO 9001 desde 1993, a Certificação Ambiental pela ISO 14001 desde 2002 e a Certificação de Segurança e Saúde Ocupacional pela OHSAS 18001 desde 2008, tendo posteriormente transitado para a certificação pela ISO 45001 em outubro de 2019.
Em Junho de 2021 a CIRES obteve as certificação Operation Clean Sweep (OCS), sendo a primeira empresa em Portugal e o primeiro produtor de PVC na Europa a obter este certificado.
Contribuindo ativamente para o desenvolvimento da bioeconomia e circularidade, a CIRES obteve em abril de 2022 a certificação ISCC PLUS, acrescentando agora à sua oferta de produtos a gama LiteVin VICIR® .
Código de Conduta Anticorrupção
O Grupo Shin-Etsu Chemical subscreveu, em 15 de dezembro de 2017, a iniciativa do Global Compact Network Japan (GCNJ) que a Shin-Etsu Chemical integra, no sentido de as suas empresas associadas aderirem aos Princípios de Tóquio para o Fortalecimento de Iniciativas Anticorrupção formuladas pelo GCNJ ("Princípios").
Neste contexto, a CIRES elaborou e implementou um Código de Conduta Anticorrupção que estabelece um conjunto de princípios e regras de funcionamento em conformidade legal e com as melhores práticas internacionais.
O Código de Conduta Anticorrupção incentiva à denúncia da suspeita de qualquer conduta que possa consubstanciar a prática de corrupção ou infracções conexas, a qual também pode ser efectuada através deste
link.
Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção
A CIRES elaborou um Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas (“PPR”), em cumprimento do disposto no DL n.º 109-E/2021. Para além do presente PPR, a CIRES dispõe de (i) um Código de Ética e Regulamento de Deteção de Irregularidades, publicado na OS N.º 25-09/DG/2015; (ii) um Código de Conduta, publicado na OS N.º 19/DG/2023; (iii) uma Iniciativa Anticorrupção, publicada na OS N.º 14/DGI/2018; (iv) uma Política de Sustentabilidade e uma Política de Direitos Humanos, publicadas na OS N.º 10/DG/2024, (v) um plano de formação interno sobre a matéria; (vi) canais de denúncias, atualizados na OS N.º 02/CG/2023, e de (vii) um responsável pelo cumprimento normativo (RCN), em obediência ao disposto no art.º 5.º do DL n.º 109-E/2021.