CIRES, Lda. – PRIMEIRA EMPRESA EM PORTUGAL E PRIMEIRO FABRICANTE DE PVC NA EUROPA A OBTER A CERTIFICAÇÃO AENOR DE CONFORMIDADE COM O ESQUEMA Operation Clean Sweep® (OCS)

No passado mês de junho a CIRES, Lda. obteve a certificação Operation Clean Sweep® (OCS) pela AENOR, sendo a primeira empresa em Portugal e o primeiro fabricante de PVC na Europa a obter este certificado.

O OCS é um programa internacional para a redução de perda de pellets de plástico para o ambiente a partir das instalações industriais do setor, que tem por finalidade ajudar a indústria a gerir a sua responsabilidade sobre o lixo marinho. A implementação do programa OCS numa empresa garante que em todas as operações em que é manuseado plástico na forma de grão ou de granulado (“pellets”) são aplicadas boas práticas de limpeza e controlo com vista a alcançar o objetivo maior “perda de zero pellets”.

A certificação do seu programa OCS significa que a CIRES cumpre, de forma voluntária e ativa, os requisitos estabelecidos pela AENOR de conformidade com os compromissos do OCS, a saber:

  • Identifica os pontos críticos do processo onde se podem produzir perdas de pellets.
  • Define ações preventivas para evitar e minimizar essas perdas. 
  • Define ações corretivas caso tenha ocorrido alguma descarga. 
  • Estabeleceu e acompanha indicadores de desempenho que comprovam a eficácia das medidas tomadas 
  • Proporciona formação e consciencialização a todos os trabalhadores da empresa nos aspetos relacionados com a OCS, garantindo responsabilidade pessoal.
  • Divulga e incentiva toda a cadeia de valor a aderir ao programa OCS. 

Para além da CIRES, também a PREVINIL e a CYGSA, empresas de compostos do grupo CIRES, aderiram a este programa, tendo a CYGSA obtido a certificação OCS em Espanha no passado mês de fevereiro.

A sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente são valores que a CIRES desde sempre persegue, pelo que a obtenção deste reconhecimento constitui mais uma importante meta alcançada pela empresa.

Reconhecendo que esta certificação resulta do esforço e dedicação de todos os colaboradores da CIRES na sua atividade diária, a Direção da CIRES agradece e apela a que todos mantenham o mesmo empenho na prossecução dos compromissos assumidos neste âmbito.

A CIRES convida ainda todos os seus parceiros pertencentes à cadeia de valor dos plásticos (transportadores, transformadores e recicladores) a aderirem e perseguirem os compromissos do programa OCS. 

Mais informações sobre este programa poderão ser obtidas por consulta da página: